AVISO: Todas as informações contidas neste blog são de autoria própria retiradas de experiências vividas pelo autor e seus agregadores/parceiros. Nenhum de nós somos (até então) formados em qualquer curso de nível superior OU técnico na área de saúde, nutrição ou educação física, portanto, antes de seguir qualquer um dos nossos conselhos, consulte um MÉDICO, NUTRICIONISTA ou ENDOCRINOLOGISTA responsável e registrado com seu devido CR para tirar todas as suas dúvidas. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das informações contidas neste blog e NÃO INCENTIVAMOS DE FORMA ALGUMA o uso de anabolizantes esteroides ou a sua divulgação, por isso, não insista em nos enviar matérias/materiais sobre este tipo de droga porque sequer nos daremos ao trabalho de ler tal conteúdo, muito menos compartilhá-los com pessoas que buscam seriamente um meio mais saudável de vida nestes dias tão turbulentos.

domingo, 6 de novembro de 2011

Tabelas Nutricionais

Em primeiro lugar, parabéns. Se perguntando por que eu estou te parabenizando? É simples, meu caro! Você começou a querer mudar a sua vida para algo melhor que com certeza te fará muito bem! E por isso, todo mundo deveria receber os parabéns. Não é uma decisão fácil de se tomar, digo isso por experiência própria. Mas o importante afinal, é que você a tomou. E vamos começar pelo essencial: a sua alimentação!

A dieta é a parte PRIMORDIAL de qualquer plano que busque alterar a sua forma física, seja para GANHAR ou PERDER peso com músculo, retenção hídrica, etc. Existem vários tipos de dietas, uma para cada tipo de corpo e qualidade metabólica. Mas primeiro de tudo mesmo, é começarmos a desmistificar esse papo de "...dieta? Ah não, vou passar fome de que forma agora?". Amigo, dieta é simplesmente o seu planejamento diário de como será a sua alimentação daqui pra frente. Esqueça isso de passar fome ou parar de comer o que não gosta. TODO TIPO DE COMIDA PODE TE AJUDAR OU TE ATRAPALHAR, O QUE VAI MUDAR É O SIMPLES FATO DO QUANTO VOCÊ VAI COMER! Claro que, algumas coisas, se você escolher continuar comendo, vai aumentar ou diminuir o tempo em que você vai chegar no resultado que almeja. Temos muitas coisas hoje em dia a nossa disposição que são deliciosas, amplamente saborosas e também, completamente GORDUROSAS que só servem para te fazer engordar e diminuir a sua qualidade de vida. Bom, como bom ex-comedor de porcarias, eu tenho que admitir que foi a parte mais difícil da minha mudança. Todas as coisas que eu POR OPÇÃO larguei, eram coisas que eu adorava comer. Queijos, refrigerantes, hambúrguer, batata frita, etc... eu tenho que admitir MESMO, amava tudo isso. E era isso que mais me atrasava na minha maior vontade que era viver uma vida saudável e ter um corpo que pelo menos EU achasse bonito no espelho, sabe? Bom, eu consegui... e tenho certeza que se EU consegui, qualquer pessoa que também queira, vai conseguir.

Certo, companheiro(a). A partir de agora, comece a prestar BASTANTE ATENÇÃO nestas tabelas nutricionais nas coisas que você conhece (vide imagem ao lado). Perceba que, se o seu caso é o mesmo do meu e você pretende perder peso (gordura) a maioria das coisas que você come tem altos índices de GORDURAS e CARBOIDRATOS, e muitas vezes também tem altos índices de COLESTEROL. Sim, a gordura pode ser (e deveria ser, sempre) uma das suas fontes de energia mais importantes, mas infelizmente, a maioria destas gorduras que temos disponíveis em alimentos industrializados são gorduras do tipo MONOSATURADAS e POLISATURADAS, além da gordura TRANS e esta última que mesmo sendo tão nociva, ainda faz parte de algumas das coisas mais bestas que compramos no supermercados. Mas essa explicação sobre os tipos de gorduras vai ficar pra uma outra vez, galera. A princípio quero passar pra vocês essa parte mais básica de explicações sobre as quantidades de consumo ideal para cada tipo de aminoácidos que é necessário ao seu organismo, o qual você deverá aprender a ingerir de forma consciente na medida que for ficando mais "íntimo" das tabelas de nutrição.

Basicamente, uma tabela nutricional possui todas as informações pertinentes sobre cada porção de amino ácidos, EFAs e todos os outros tipos de nutrientes que contém, sob a medida de porção, naquele contêiner. Normalmente, temos quantidades explícitas de V.C. (valor calórico ou energético), carboidratos, proteínas, gorduras (totais, saturadas e trans), colesterol, fibra alimentar (se aplicável), açúcares e sódio (se aplicáveis, também). Cada tabela indica o tamanho da porção (em kg, gr, mg, ml, etc) recomendada para cada dosagem (consumo unitário), a quantidade do nutriente e a sua porcentagem sobre o V.D. (valor diário recomendado para uma dieta) baseado em uma dieta que pode ir de 1500 a 3000 kcal, dependendo do tipo de produto e qual a finalidade do consumo. Esta é a parte mais importante que você deve entender das tabelas nutricionais. É com essa informação que você será capaz de discernir sobre quais coisas deverá comer e em qual quantidade deverá comer pra atingir a sua meta calórica diária, seja de proteínas, carboidratos, sódio, vitaminas ou qualquer outro nutriente.

Porém, não é tão simples assim. Não seria, digamos, porque você está em uma dieta hipercalórica de carboidratos (normalmente utilizadas por pessoas que desejam manter um alto nível de reposição de fibras musculares, alta resistência ou alta oxigenação muscular) que você deverá consumir, digamos, 120g de qualquer tipo de carboidratos. Cada hora e cada situação (descanso, pré treino, pós treino, etc) é um momento diferente para consumir tipos de carboidratos diferentes. Como vocês poderão observar em posts futuros (onde irei mais afundo em temas como nutrição e suplementação alimentar para atletas. principalmente), existe uma vasta gama de "diferenças" e ramificações em todos os tipos de nutrientes e aonde cada um deles terá um propósito ideal na sua dieta customizada a sua necessidade.

Agora, entendendo um pouco mais sobre tabelas nutricionais, estarão prontos para o próximo post, onde falarei sobre os tipos de carboidratos, proteínas, gorduras, açúcares, colesterol, sódio, vitaminas e BCAAs (aminoácidos) e fontes naturais e suplementações em que vocês poderão estar consumindo os mesmos de forma natural ou "simulada" (que são os nutrientes manipulados) para obter o máximo do seu metabolismo e logo, da sua qualidade física e da sua saúde.

Grande abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário